Não perca 9 dicas sobre o que fazer no bairro da Penha em SP

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Em um dos principais pontos da zona leste, encontra-se o bairro da Penha em SP. Tradicional e muito querido, conjuga atributos que se traduzem em qualidade de vida. Sua completa infraestrutura inclui shopping center, atrações culturais, terminal de ônibus e metrô na porta.

O panorama da região evoca a sua história, fortemente ligada à religiosidade. Tranquila, mas repleta de conveniências, é excelente para quem busca morar bem na capital. Para conhecer o que há para fazer na localidade, é só prosseguir com a leitura. Descrevemos aqui 9 atrações que você só vai encontrar nesse bairro. Confira quais são elas!

1. Basílica de Nossa Senhora da Penha

O templo religioso está em um dos pontos mais elevados do bairro, sendo visto até por quem está bem distante de lá. À noite, chama ainda mais a atenção, com sua fachada e as cruzes das torres completamente iluminadas.

Situada no centro histórico da Penha, a imponente construção mostra impressionante arquitetura. Dentro dela, a imagem da padroeira do bairro fica exposta à visitação, e pode ser apreciada ao lado de outras relíquias. Com primorosos mosaicos e vitrais, a basílica merece uma minuciosa visita.

2. Mercado Municipal da Penha

Em um dos pontos mais estratégicos do bairro, o Mercadão da Penha conta com nada menos do que 25 mil m². Nesse espaço, é possível encontrar praticamente todo o tipo de produto, entre nacionais e importados. Há boxes de frutas, laticínios, açougue, empório e até venda de artigos religiosos.

Pontos gastronômicos, como padaria, pastelaria e restaurante são outras opções que você encontra por ali. Com 30 boxes, o lugar é parte da forte estrutura comercial do bairro da Penha em SP.

3. Centro Cultural da Penha

Lazer e cultura se completam no polo cultural, que conta com ampla biblioteca, espaços para ensaio e salas de estudos. O local mantém cursos na área de computação e estúdio musical. Abriga o Teatro Martins Penna, sala com 198 lugares destinada às artes cênicas e espetáculos. 

O Espaço Cultural Mário Zan e a Biblioteca José Paulo Paes localizam-se dentro do centro cultural. Na biblioteca, amplo acervo com mais de 42 mil exemplares. Entre essas publicações constam livros didáticos, mapas, jornais e revistas.

Na programação do espaço literário, especial destaque para as sessões de contação de histórias. Com o público infantil como alvo, esses momentos são de pura alegria.

No centro cultural acontecem sempre apresentações circenses e de dança, além de exposições e oficinas. Fica no Largo do Rosário e toda a sua programação é gratuita.

4. Clube Esportivo da Penha

O clube funciona desde 1930 no bairro, sendo um dos mais tradicionais centros de esportes e convivência local. É sede de importantes eventos ligados aos esportes, como torneios de tênis e outras modalidades.

Sua infraestrutura contempla quadras poliesportivas, parque aquático, bosque, lago, quiosques e salões para eventos. Essas e muitas outras opções de esportes e lazer são distribuídas pelos 150 mil m² da sua sede, que se assemelha a um clube de campo em plena capital.

5. Shopping Penha

O centro comercial é daqueles que une ambiente familiar a diversas alternativas para compras. Com uma área total de 30 mil m², dispõe de mais de 190 lojas, muitas delas de marcas bastante afamadas.

Também conta com um supermercado, agregando ampla comodidade para os momentos de abastecer o lar. A praça de alimentação é aconchegante e bem variada, com alternativas para todos os paladares.

Para a diversão dos visitantes, o shopping oferece 6 confortáveis salas de cinema, equipadas com tecnologia de última geração.

6. Praça 8 de Setembro

O nome da pracinha homenageia a oficialização da Penha como bairro, e é um dos seus pontos mais antigos. Revitalizada, conserva seu traçado original, e é uma das áreas arborizadas da localidade.

Os comércios no seu entorno fazem da praça um ponto de descanso em meio a um dos pontos mais movimentados do bairro. Tem nada a menos do que 854 m², e fica perto de uma das principais vias da região, a Avenida Penha de França.

7. Parque Linear Tiquatira

Quem está na Penha não pode deixar de aproveitar o lazer ao ar livre proporcionado pelo parque linear. Situado na Avenida Governador Carvalho Pinto, tem 320 mil m² de pura diversão.

É uma das áreas de esportes e recreação mais frequentadas da zona leste, com estrutura abrangendo quadras esportivas, campos de futebol, pistas de cooper e para caminhadas.

Ciclovia, espaço para os amantes do skate, anfiteatro e quiosques também integram as diversões no local.

8. Praça Maria Teresa Soares de Brito

Mais uma das áreas verdes da Penha, a praça é bem cuidada e convida à contemplação. Arborizada, tem parquinho para as crianças desfrutarem toda a alegria de poder brincar em pleno espaço público.

Conta com calçamento pronto para oferecer acessibilidade, também bancos e mesas. A academia a céu aberto ali instalada fica à disposição dos frequentadores que buscam afastar o sedentarismo e melhorar o condicionamento físico.

9. Padaria Requinte     

As delícias preparadas na padaria mais tradicional do bairro já se consagraram como atração local. Situada na Rua Amador Bueno da Veiga, é um dos pontos de encontro do bairro. Os moradores da região visitam esse endereço gastronômico em busca dos seus famosos pães, lanches e pratos.

No variado cardápio da casa, uma das mais antigas da Penha, caldos de dar água na boca — incluindo a sopa de queijo mais elogiada da zona leste.

Viu só como o bairro da Penha em SP reserva atrações para todos os momentos e necessidades? Para conhecer melhor essa localidade, nada como fazer um passeio por lá e ver de perto os seus atrativos. Já para morar nessa parte da cidade e aproveitar ao máximo o estilo de vida que ela proporciona, o mais indicado é procurar uma imobiliária com foco na região. Assim você vai ter todo apoio para encontrar o apartamento ou a casa com o seu perfil. Além disso, a expertise de uma assessoria em imóveis agrega segurança ao aluguel, compra e permuta de residências.

Continue sua jornada informativa, descubra as 5 dicas de como escolher uma imobiliária na zona leste de São Paulo!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-