Comprar ou alugar um imóvel: qual a melhor opção para você?

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Quando começamos uma família ou simplesmente quando alcançamos a vida adulta, é comum que a casa dos pais já não agrade tanto. Afinal, queremos ter um canto só nosso, com mais personalidade e privacidade. No entanto, também é normal que esse passo exija muito planejamento, a começar pela decisão entre comprar ou alugar um imóvel.

As duas possibilidades apresentam vantagens e desvantagens. Para chegar à melhor conclusão, é importante analisar com cuidado o estilo de vida desejado, a situação financeira atual, as tendências do mercado imobiliário etc. Pensando nisso, preparamos um post com algumas informações valiosas. Confira!

Como decidir entre comprar ou alugar um imóvel?

É claro que um dos primeiros pontos a serem analisados é o financeiro. A aquisição de um imóvel exige um investimento grande, por isso nem sempre é viável. Por sua vez, o aluguel representa um gasto mensal sem retornos futuros. Veja uma comparação entre as duas possibilidades!

Comprar um imóvel

Ao comprar um imóvel, você se torna o proprietário, ou seja, constitui patrimônio. Com isso, algumas responsabilidades aumentam, incluindo o pagamento de impostos anuais e a manutenção da casa ou apartamento. Ainda assim, essa opção apresenta grandes vantagens, como:

  • constituição de patrimônio: o bem é seu e pode ser utilizado para venda, contratação de empréstimos com garantia de imóvel, permuta, herança para os filhos etc.
  • segurança: você não corre o risco de não ter onde morar, a não ser em casos muito específicos, como o acúmulo de débitos de IPTU. Ainda assim, a segurança é maior, pois normalmente três aluguéis em atraso já justificam uma ordem de despejo;
  • liberdade: quando você mora em um imóvel próprio, tem carta livre para fazer as modificações que quiser na estrutura e na decoração (afinal, a propriedade é sua);
  • retorno sobre o investimento: apesar de exigir um comprometimento duradouro em caso de financiamento de imóveis, outra vantagem da compra é a possibilidade de ter um bom retorno futuro. Isso porque é comum que haja valorização da propriedade com o tempo.

Em contrapartida, a aquisição de um imóvel próprio muitas vezes não é acessível, já que exige uma aplicação financeira muito alta. Mesmo se o comprador fizer um financiamento, é preciso se planejar para guardar ao menos o valor da entrada, que gira em torno de 10% a 40% do total do imóvel.

Alugar um imóvel

Faz parte do senso comum associar o aluguel a uma coisa negativa, como se essa alternativa só servisse para os casos em que a compra é impossível. Ao contrário do que muitos pensam, porém, há quem opte pela locação mesmo quando tem condições de adquirir uma propriedade. Veja como há vantagens:

  • flexibilidade: a depender do estilo de vida da família, o aluguel é interessante porque é feito em contratos curtos, de no máximo 3 anos. Assim, a mudança é muito mais descomplicada em comparação ao imóvel próprio;
  • gastos com manutenção: em casos de imprevistos, reformas ou mudanças estruturais, normalmente a responsabilidade pelos custos é do proprietário, não do locatário.
  • melhor planejamento mensal: devido aos inúmeros gastos inesperados que podem ocorrer com o imóvel próprio, a opção do aluguel é mais vantajosa para quem está com o orçamento mais comprometido. Desse modo, o planejamento mensal cobre apenas o pacote de locação, que costuma sofrer somente reajustes anuais;
  • menor aplicação inicial: embora os contratos de aluguel exijam certas condições para segurança do proprietário — como títulos de capitalização, fiador ou seguro fiança —, ainda assim a aplicação inicial é muito menor do que na compra de um imóvel próprio. Então, a possibilidade é mais acessível e rápida.

Apesar dessas grandes vantagens, o ponto negativo mais significativo em comparação à compra está na falta de retorno futuro, já que o aluguel de imóveis não constitui patrimônio nem pode ser considerado um investimento, mas sim um gasto.

O que levar em conta nessa decisão?

Agora que você já tem um quadro comparativo entre as vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um imóvel, a decisão ficou mais fácil? Como você viu, não existe uma opção melhor que a outra, mas sim uma mais adequada para as condições e as necessidades de cada um.

Confira o que levar em conta para que a escolha seja mais acertada!

Situação do mercado imobiliário

A depender da situação do mercado imobiliário, a compra pode sair muito cara ou mesmo incompatível com as possibilidades da família. Por isso, vale a pena ficar de olho nas tendências para os próximos anos e, principalmente, nas flutuações das taxas de juros. No setor de imóveis, é interessante acompanhar a Taxa Referencial (TR) e a Selic.

Estilo de vida da família

O estilo de vida da família também pesa bastante. Se você é um entusiasta da decoração alternativa e está sempre com projetos de reforma, o imóvel próprio é mais vantajoso pela possibilidade de alterações na estrutura. Já se a sua família gosta de conhecer lugares novos e fazer grandes mudanças, o aluguel oferece mais flexibilidade.

Estabilidade financeira

A situação financeira é igualmente importante. A compra de um imóvel combina com perfis mais estáveis economicamente. Por isso, não é tão interessante para quem ainda não tem uma carreira definida ou uma fonte de renda mais segura. Lembre-se de que, nos casos de financiamento, a dívida pode ser parcelada em até 35 anos.

Por que contar com uma imobiliária nesse momento?

Independentemente da sua decisão de comprar ou alugar um imóvel, o auxílio de profissionais competentes é sempre bem-vindo. Por isso, busque uma imobiliária de confiança para ser sua aliada nesse momento. Com uma equipe especializada, você terá:

  • conhecimento de mercado;
  • informações sobre opções compatíveis com o seu perfil;
  • mais segurança nos processos burocráticos;
  • mais praticidade ao lidar com os documentos para compra e aluguel;
  • auxílio na realização de vistorias;
  • intermediação de negociações;
  • economia de tempo e dinheiro.

Pronto! Após a leitura deste texto, esperamos que você tenha conseguido ponderar com mais clareza sobre as vantagens de comprar ou alugar um imóvel. São muitos os fatores que influenciam essa decisão, por isso, ela deve ser muito bem pensada e avaliada a partir dos pontos positivos e negativos de cada possibilidade.

Que tal ir atrás do seu sonho agora mesmo? É fácil: entre em contato com a Usmari Negócios Imobiliários e conte com um auxílio completo para a compra ou o aluguel de imóveis.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-