Pretende se mudar em breve? Saiba onde morar em São Paulo!

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Em uma metrópole com o gigantismo da capital paulista, o que não faltam são opções para quem busca um bom bairro. Afinal, em sua área estão regiões completas e adequadas às diferentes expectativas de moradia. Isso é ótimo, pois oferece vastas alternativas na hora de mudar de endereço.

No entanto, contar com tantas — e tão diversas — possibilidades, pode gerar dúvidas quanto à escolha. Afinal, decidir onde morar em São Paulo tem relação com o estilo de vida pretendido, entre outras especificidades.

Descubra, daqui para diante, o que avaliar para encontrar seu lugar ideal!

Perfil da localidade

O perfil do bairro onde se fixa residência é determinante para a qualidade de vida experimentada. Dessa maneira, é preciso prestar atenção no ritmo do cotidiano da localidade na qual você pensa em morar.

Isso é essencial para verificar se o ambiente condiz com o que você valoriza, está alinhado com o seu jeito de ser e atende às suas demandas. Portanto, se você aprecia locais movimentados, privilegie bairros dinâmicos em sua busca pela futura residência.

Agora, se tranquilidade é a sua meta, liste os bairros mais tranquilos e foque a sua procura nos imóveis situados nessa modalidade de lugar.

Localização

Independentemente de qual for o perfil de bairro pelo qual você tem preferência, decidir por um apartamento ou uma casa em sua área exige atenção, principalmente nos lugares da cidade que apresentam vasta extensão territorial.

Afinal, uma mesma região tende a apresentar características diversas, quando abrange muitas ruas e avenidas. Então, ao eleger um bairro para residir, faça uma demorada visita a ele.

De preferência, na companhia de quem conhece bem o lugar, e está capacitado a orientar você quanto aos melhores pontos da localidade. O profissional mais indicado para isso é o corretor de imóveis — com atuação em uma imobiliária séria e confiável, que conheça a fundo aquela região.

Segurança

Nada é tão preocupante quanto se mudar para um lugar e só depois perceber que ele não é seguro. Para evitar esse problema, pesquise os bairros da região onde pensa em ter um imóvel, e verifique como é o cotidiano por lá.

Mas não se atenha aos resultados de pesquisas remotas, nem se apegue à fama, seja ela boa ou má, dos lugares que atraírem o seu interesse. Vá às localidades, converse com os moradores mais antigos e procure uma boa imobiliária que trabalhe com os imóveis da região.

Esse esforço vai resultar em mais elementos para você formar sua opinião sobre o lugar. Caso resolva se mudar para lá, fará isso com maiores chances de acertar na escolha.

Transporte

Ao decidir onde morar em São Paulo, não descuide de averiguar a mobilidade urbana proporcionada por cada bairro. Veja se a região conta com um transporte coletivo para assegurar mais opções à locomoção diária.

Logo, fique atento à existência de terminais de ônibus nos arredores dos locais onde você pensa em residir. Analise os trajetos que eles percorrem, e se ligam o bairro a locais importantes no contexto metropolitano.

Lembre-se de que os lugares atendidos pelo metrô promovem maior agilidade aos deslocamentos. Portanto, para garantir rápido acesso aos seus compromissos, coloque as regiões com estações do metrô no topo da sua lista de preferências.

Acesso

Aqui também se trata de contar com plena mobilidade para ir e voltar do trabalho, e dos demais lugares de frequência diária.

Nesse sentido, verifique quais vias servem à localidade. Perceba se são bem sinalizadas e conservadas, quais bairros permitem acessar e como se conectam.

Para saber com exatidão essas especificidades, transite pelo bairro em diferentes dias e horários. Percorra o trajeto de várias formas, tanto de transporte coletivo, como de carro e a pé. Isso vai facilitar a percepção de acessibilidade do lugar e se ele está alinhado com as suas necessidades.

Preço das casas e apartamentos

Áreas nobres e valorizadas competem lado a lado com outras igualmente completas, porém, com custo-benefício mais vantajoso. Nessa linha estão os principais lugares da zona leste, que a cada dia se incrementam mais.

Isso porque recebem novos investimentos, tanto do poder público como da iniciativa privada. Dessa maneira, a região está em constante desenvolvimento, o que a torna excelente para a realização de aquisições imobiliárias.

Nessa parte da Capital, há de farto comércio a ampla gama de serviços, incluindo escolas, faculdades, unidades de saúde e muito mais.

Oportunidades imobiliárias atrativas

Quem pensa em se mudar para um imóvel mais espaçoso — ou com mais alternativas de lazer — deve procurar os bairros com variados perfis de empreendimentos imobiliários.

Isso vai ampliar as oportunidades de encontrar a casa ou apartamento que vá ao encontro dos anseios de moradia. Portanto, se esse é o seu caso, concentre a sua busca nos bairros onde mais se constrói na atualidade.

Dessa forma você terá à sua disposição imóveis recém-lançados, que agregam os benefícios das habitações novas. Entre essas vantagens está o menor custo de manutenção e a maior facilidade na hora de aprovar um financiamento para realizar a compra.

Infraestrutura do bairro

Ao checar se um bairro está à altura das suas expectativas, note a infraestrutura de que o lugar é dotado. Uma breve volta pela região será suficiente para perceber esse aspecto.

Isso em termos de comodidades, conveniências e das facilidades capazes de promover bem-estar aos moradores.

Nesse quesito entram, além dos comércios e serviços, as atrações de lazer e os passeios. Desse modo, uma localidade pronta a favorecer qualidade de vida tem parques, praças e polos culturais ao redor.

Agora você pode fazer sua busca por onde morar em São Paulo mais atento ao que diz respeito aos benefícios à rotina. Tenha em mente que a experiência de moradia afeta o prazer que se tem com a vida. Por isso, não há detalhe insignificante no que se refere a achar o lugar ideal para viver. Inclusive, o que significa bem-estar no presente, costuma se converter em futuro ganho financeiro. Afinal, imóveis situados em estruturadas e promissoras localidades tendem à valorização.

Por falar em valorização de imóvel, separamos um artigo para explicar a você por que escolher a zona leste para morar é uma ideia interessante. Boa leitura!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-