Conheça o bairro de Vila Formosa

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Procurando um novo bairro para morar ou investir? Temos uma ótima sugestão: a Vila Formosa, na Zona Leste de São Paulo. O nome faz jus ao local, muito arborizado e repleto de imóveis luxuosos. Além disso, o distrito vive um crescimento econômico acelerado e tem uma ampla rede de comércios.

Por isso, tem despertado o olhar de investidores e passado por um aquecimento no setor imobiliário. Ademais, não faltam opções de lazer e entretenimento na região, o que atrai famílias que buscam mais qualidade de vida.

Para conhecer mais sobre as características da Vila Formosa, continue lendo este texto!

Conheça a Vila Formosa

Localizada na Zona Leste, próxima da Mooca, é um dos bairros mais charmosos da Zona Leste de SP. É, também, um dos mais antigos, com fundação datada em 1923. Antes disso, a Vila era uma propriedade da família Casa Grande e fazia parte do subdistrito do Tatuapé.

Depois, passou a pertencer à família Jacob. Inclusive, seu fundador foi Miguel Jacob, que definiu o nome da Vila Formosa e possibilitou a urbanização da região a partir de projetos da Companhia Melhoramento do Brás. Antigamente, o bairro se restringia a uma via principal — a Rua Um — e a seus arredores.

A partir da década de 1960, porém, a Vila experimentou um salto de desenvolvimento, com a chegada de cartórios, o enorme cemitério — hoje em dia, o maior da América Latina —, uma agência dos Correios e a abertura do Colégio Estadual de Vila Formosa.

O crescimento foi tão grande que a Vila ganhou título de distrito, e, hoje, abriga 18 bairros menores. Entre eles, está o Jardim Anália Franco, considerado um dos mais nobres da capital paulista.

Entenda por que a Vila Formosa é um ótimo bairro

Depois de conhecer um pouco sobre a história da Vila Formosa, que tal conferir alguns bons motivos para considerar esse local na hora de comprar seu imóvel? Veja abaixo!

Excelente infraestrutura

O bairro conta com uma infraestrutura completa. São dezenas de farmácias e escolas, além de um hospital inaugurado em 2018, que conta com equipamentos e instalações muito modernas, o Hospital Sagrada Família.

O local tem um bom sistema de saneamento básico, alcance de internet de fibra ótica e vias públicas em bom estado. Recentemente, a subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão lançou um plano cicloviário com metas para 2020.

Comércio variado

A rede de comércios da Vila Formosa também não deixa a desejar: distribuída por todo o distrito, conta com inúmeras lojas e empresas de produtos e serviços. Além disso, a região abriga um dos shoppings mais apreciados de SP, o Shopping Anália Franco, onde existem mais de 400 lojas diversas.

Ruas arborizadas

A Vila Formosa também atrai pelo ar fresco, já que a região é uma das mais arborizadas da capital. Não é à toa que o distrito conta com inúmeras praças para o lazer em família. O destaque fica, ainda, para as espécies frutíferas, que correspondem a uma boa parcela da paisagem verde.

Boa mobilidade urbana

O trânsito paulistano é bem famoso — e não no bom sentido. Por isso, pensar na mobilidade urbana antes de se mudar para a capital é um aspecto importante. Na Vila Formosa, a qualidade das vias surpreende e, para quem vai de transporte público, as linhas de ônibus atendem bem ao distrito.

O bairro ainda não tem uma estação de metrô própria — a mais próxima é a do Tatuapé. No entanto, as notícias são boas: o governo do estado está trabalhando na expansão da Linha Verde até o local, com planos de início das obras para 2020, o que, certamente, valorizará ainda mais a região.

Lazer e entretenimento

Não faltam opções de lazer na Vila Formosa. Entre os parques e praças, o destaque fica para a Praça Sampaio Vidal, com parquinho infantil e um coreto encantador. Já para curtir um cinema em família, o ponto de encontro é o Shopping Anália Franco, que conta com 9 salas modernas.

Os moradores da região também podem desfrutar da intensa programação do Centro Cultural Vila Formosa, incluindo espetáculos de teatro, exibições de filme e contação de histórias infantis. O bairro ainda conta com a Biblioteca Paulo Setúbal, com um rico acervo e diversas atrações culturais, como saraus de poesia e cursos gratuitos.

Também há o Teatro Zanoni Ferrite, com espetáculos de música, teatro e dança. Apesar de a noite da capital paulista ser conhecida por sua riqueza de atrações, os moradores da Vila Formosa nem precisam ir muito longe, já que o distrito tem dezenas de casas noturnas e barzinhos.

Por fim, a região é famosa pelo Centro Esportivo Recreativo Educativo do Trabalhador (Ceret), um enorme complexo de áreas verdes localizado na divisa entre os bairros Anália Franco e Tatuapé. O Ceret tem piscinas, quadras poliesportivas, pistas de corrida e muito mais.

Confira os motivos para investir em imóveis na região

Se você ainda tem dúvidas se vale a pena morar ou investir na região, confira, a seguir, bons motivos para apostar na Vila Formosa.

Constante valorização

O bairro vem crescendo em ritmo constante nas últimas décadas. Somados à infraestrutura completa e às opções para o comércio e o lazer, estão a expectativa de uma estação de metrô própria e o destaque conferido por suas áreas verdes, pontos que contribuem para a valorização imobiliária no distrito.

Aliás, o valor do metro quadrado na região tem apresentado crescimento nos últimos anos, principalmente nos arredores do shopping. Desse modo, o investimento na região — que hoje é mais barata do que o Tatuapé — tem chances ainda maiores de trazer retornos positivos.

Alta taxa de ocupação

Justamente por conta das opções de lazer e da arborização, a região atrai muitas famílias que buscam um lugar mais tranquilo para morar na capital, mas que, ao mesmo tempo, conte com toda a infraestrutura de uma região urbanizada. As chances de manter um imóvel ocupado, em caso de compra para locação, são altas.

Qualidade de vida

Todos esses aspectos, com ênfase na efervescência cultural e na proximidade do Ceret, conferem aos moradores do local muito mais qualidade de vida. Afinal, não falta nada na região e ainda há esse estímulo à prática de atividades físicas, ao lazer e à aproximação com a natureza.

Viu só como a Vila Formosa é um bairro com muito a oferecer? Seja para morar, seja para investir, comprar um imóvel na região é uma excelente escolha para quem busca um local cheio de cultura, qualidade de vida e boas chances de crescimento.

Este conteúdo foi útil? Agora, aproveite que está por aqui e veja também nosso post com outras dicas de lugares para morar em São Paulo!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-